Duas cidades do RN saem de situação de colapso no abastecimento de água

Duas cidades do RN saem de situação de colapso no abastecimento de água

As cidades de Cruzeta e João Dias, no interior do Rio Grande do Norte, tiveram abastecimento retomado pela Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern). Os dois municípios estavam em situação de colapso e deixaram a condição.

De acordo com a Caern, o abastecimento em Cruzeta, que fica no Seridó, voltou em sistema de rodízio, sendo quatro dias da semana com fornecimento de água e três dias com o sistema paralisado. Em João Dias, no Alto Oeste, a situação foi completamente normalizada.

Apesar da notícia, a Caern recomenda que a população use a água de forma racional, a fim de preservar os mananciais por mais tempo. Com o novo quadro, três cidades, todas na região do Alto Oeste potiguar, permanecem em situação de colapso: Paraná, Pilões e São Miguel.

Emergência

Foi publicado na edição da sexta-feira (26) do Diário Oficial da União um decreto, assinado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional/Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, que reconhece a situação de emergência por causa dos efeitos da seca em 144 municípios do Rio Grande do Norte. O total representa 86% dos municípios do estado.

Apesar da situação de normalidade pluviométrica que ocorreu na metade das cidades ao longo de 2018, um dos efeitos levados em consideração pelo governo do estado para a renovação do decreto foram as perdas financeiras que o Rio Grande do Norte acumulou. Na lavoura e pecuária, por exemplo, os prejuízos somaram R$ 2,5 bilhões no ano passado.

Por G1/RN

Postar um comentário

0 Comentários