Concurso no RN vai selecionar os melhores queijos do Nordeste

Concurso no RN vai selecionar os melhores queijos do Nordeste

Os melhores queijos regionais produzidos em nove estados serão selecionados no Rio Grande do Norte, durante o 15º Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (Enel) com o Concurso de Queijos Regionais do Nordeste. Realizado pelo Sebrae e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), a seleção acontecerá nos dias 6 e 7 de agosto no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. O objetivo é reconhecer e valorizar os queijos produzidos no Nordeste brasileiro, premiando as empresas e produtores que se destacarem dentre os concorrentes em diversas categorias.

As inscrições podem ser feitas através da página do XV Enel no site www.rn.sebrae.com.br até o dia primeiro de agosto e poderão participar do concurso produtores e queijeiros artesanais, mesmo os que estão em fase de regulamentação ou indústria de laticínio que possua inscrição estadual, desde que a produção esteja localizada nos estados do nordeste do Brasil. Os inscritos concorrerão nas categorias Queijo de Coalho Artesanal, Queijo de Manteiga Artesanal, Queijo de Coalho Industrial, Queijo de Manteiga Industrial, além do destaque especial de queijos de leites variados e outros tipos de produtos.

Os vencedores receberão, além de certificados, medalhas de ouro, prata e bronze de acordo com a classificação na competição. “Acreditamos que teremos no concurso do Enel os melhores queijos regionais produzidos no Nordeste, região que tem tradição secular e que goza de enorme reputação na produção do leite e seus derivados”, afirma o gestor de projeto Leite & Genética do Sebrae-RN, engenheiro agrônomo Acácio Brito.

As amostras dos queijos concorrentes serão avaliadas com base em critérios como aspecto geral, consistência, textura e sabor. Além das peças de queijos entregues para o concurso, os concorrentes terão que disponibilizar outras duas amostras de mesmo tamanho e teor, para as atividades do espaço gastronômico do ENEL, onde serão realizadas oficinas com os queijos e produtos lácteos e também o Concurso da Mesa Artística de Queijos.

O julgamento do concurso será realizado no segundo dia do Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados – ENEL e a premiação ocorrerá no último dia do evento no Parque Aristófanes Fernandes. Os produtos inscritos no concurso que não atenderem aos padrões mínimos de qualidade podem ser desclassificados pela comissão julgadora. A expectativa dos organizadores é que haja uma participação efetiva de produtores e laticínios dos estados nordestinos que têm tradição na produção dos queijos regionais do tipo coalho e manteiga, principalmente.

MESA ARTÍSTICA – Um concurso de mesa artística inspirado nos concursos de tábuas de queijos realizados em países europeus será destaque no Enel. O evento tem como principal objetivo a valorização dos queijos produzidos nos estados nordestinos, que têm grande tradição na fabricação produtos regionais.

A competição acontecerá no dia 7 de agosto sob a curadoria da Chef Adriana Lucena, dentro do Espaço Gastronômico do ENEL, que também busca valorizar os profissionais da gastronomia local. Os concursos realizados nos países europeus são bastante concorridos por Chefs, desde o México à Coréia do Sul e Japão, como o que ocorreu recentemente em Tours, durante o Mondial du Fromage, na França.

O Concurso Mesa Artística de Queijos terá apenas 10 vagas e para participar o candidato deve acessar o site www.rn.sebrae.com.br aonde encontra-se o regulamento e a ficha de inscrição. “O nosso propósito com este concurso é valorizar não só o queijo como um alimento ou um ingrediente, mas sobretudo a cultura alimentar de um povo, a preservação do produto terroir com suas características e sabor típicos da nossa região”, afirma a chef e curadora do concurso.

Por Portal No Ar

Postar um comentário

0 Comentários