Repórter Toscano Neto será homenageado na Final da Copa RN/PB de Futebol Master

Por Helhinho Medeiros / Caderno de Esportes

Repórter Toscano Neto, em Frente a Cabine de Rádio que leva seu nome

Copa RN/PB de Futebol Master

A final da Copa RN/PB de Futebol Master entre CERÂMICA TAVARES vs FLAMENGO CARNAUBENSE, acontece na tarde deste domingo(17) na Comunidade Juazeiro, município de Parelhas/RN.

Quando o Árbitro apitar o final do jogo e o Capitão da Equipe Campeã levantar a TAÇA, ele estará levantando muito mais do que uma taça, estará levantando uma história de 54 anos, estará levantando a “TAÇA REPÓRTER TOSCANO NETO”.

HOMENAGEM

Edmar José, Presidente da LPD (Liga Parelhense de Desportos), organizadora da competição, teve a “brilhante” ideia de colocar o nome do Repórter Toscano Neto, na Taça de Campeão, fazendo assim uma bela e justa homenagem ao “SUPER OU TUSCA”, como os amigos e desportista gostam de chama-lo.

Quis o destino, que a Final do Campeonato acontecesse no Campo da Comunidade Juazeiro (o Juazeirão), onde Toscano Neto já fora homenageado anos atrás pelo Grupo Tavares, no campo foi construída “A CABINE DE RÁDIO, REPÓRTER TOSCANO NETO”.

Cabine de Rádio Repórter Toscano Neto

HISTÓRIA 

O Repórter Toscano Neto, é "um ícone", uma “lenda” viva da comunicação da Região do Seridó ou seria do RN? Bom isso eu deixo para você responder.

A vida de Toscano Neto (daria um ótimo livro), se confunde com a Comunicação/jornalismo Carnaubense e seridoense.

INÍCIO

Nascido no Sítio Xique-xique, Município de Carnaúba dos Dantas/RN, em 21 de julho de 1947, esse Carnaubense, logo se identificaria com a Comunicação. Aos 17 anos, em 1964, já como Sacristão da Paróquia de São José, na cidade de Carnaúba dos Dantas, começou a falar na “Difusora Paroquial”, dando assim, os primeiros passos na Comunicação.

Depois veio mais um desafio, agora como funcionário público, Toscano Neto começou a trabalhar como Assessor de Comunicação da Prefeitura Municipal de Carnaúba dos Dantas, passando a falar na “Difusora Municipal”.

RÁDIO

Agora como principal locutor de Carnaúba dos Dantas, Toscano Neto passou a ser “CORRESPONDENTE” do Programa líder de Audiência, comandado pelo RENOMADO ELIEL BEZERRA, na antiga Rádio Brejuí (hoje Rádio Currais Novos FM), levando para os ouvintes da emissora, as notícias de Carnaúba dos Dantas. Passando a ser conhecido como o REPÓRTER TOSCANO NETO. 

Inauguração do Sindicato dos Trabalhadores Rurais em 1972

Daí em diante foi uma série de trabalhos, sempre voltado para o jornalismo vindo prestar trabalhos em várias rádios do Seridó, como Rádio Ouro Branco e Currais Novos, ambas de Currais Novos, Rádio Rural de Caicó, Rádio Rural de Parelhas, Rádio Cabugi do Seridó de Jardim do Seridó, 93 FM de Carnaúba dos Dantas, e no  e por aí vai.

Mais não foi só no Rádio que Toscano se destacou, na “CULTURA”, foi o locutor oficial por 35 anos do espetáculo “A PAIXÃO DE CRISTO”, encenada todos os anos na Praça dos Romeiros em Carnaúba dos Dantas. Trabalhou no Circo do Facilita, onde era Locutor e Comediante. Orgulha-se de ser ele quem dar “CORDA” no Relógio da Paróquia de São José desde 1978.

Entrou para Política, onde foi vereador em Carnaúba dos Dantas, exercendo um mandato, de 1984 a 1988.

ESPORTE

Desportista, jogou futebol na juventude, onde era goleiro e atendia pelo nome de “MARCIAL”, mais foi na “sinuca” que Toscano ganhou destaque, por ser um exímio jogador.

Mais foi na Comunicação que ganhou notoriedade no Esporte, cobriu vários Campeonatos de Futebol amador e profissional, como os Campeonatos da Região de Carnaúba dos Dantas e Parelhas, Matutão, Seridosão e o Campeonato Potiguar (Profissional) entre outros.

Toscano Neto entrevistando o técnico do Centenário de Parelhas, anos 80, Hélcio Jacaré

Ao longo dos destes 54 anos dedicados a Comunicação, ganhou admiradores e o reconhecimento do público, atletas e dos colegas de profissão.

NOVOS DESAFIOS

O Repórter Toscano Neto, hoje com 72 anos, continua na ativa, com a popularização da internet, novos canais de comunicação apareceram e novos desafios também. Toscano Neto, acompanhou a evolução, primeiro foi apareceu nas câmeras da TV JCN de Carnaúba dos Dantas (Facebook), depois foi a vez de Construir o BLOG DO TOSCANO NETO , onde leva informação de política, esportes e do cotidiano.

TV Três Rios Web, Ivanildo Dantas , Helhinho Medeiros e Toscano Neto

Na internet, mais precisamente na Rede Social Facebook, continua fazendo coberturas jornalisticas e esportivas, seja ela na TV Três Rios Web, onde Transmitiu o seridosão 2018 ao lado de Helhinho Medeiros e Ivanildo Dantas, obtendo um grande sucesso de audiência e na TV Web Carnaúba, onde fez a cobertura com grande sucesso de torneios de Sinuca, como o Norte/Nordeste e a Taça Brasil, e de campeonatos de futebol, Futsal e Society na região, como também em eventos e festas populares na cidade Carnaúba dos Dantas.

Com o Repórter Toscano Neto, a TV Web Carnaúba estará Transmitindo ao vivo a final da Copa RN/PB de Futebol Master 2019, neste domingo (17) a partir das 15h30min.

O Repórter Toscano Neto, continua no Rádio, fazendo o que mais gosta, levar informação para todos os ouvintes.


Entrevistando Neto Caraúbas

Entrevistando Ayrton Lucas

Entrevistando Ronaldo Angelin (ex-Flamengo)

Joca de Cerro-corá e Toscano Neto


Postar um comentário

0 Comentários